11 de abril de 2009

A força do long tail no Brasil

Noticia publicada recentemente pela IDG, mostra que as pequenas lojas virtuais vem ganhando cada vez mais força no comércio eletrônico brasileiro. Essas pequenas lojas, tem mais capacidade de gerar conteúdo especializado e envolver seus consumidores num atendimento mais pessoal. Somado à isso, apesar de não terem marcas conhecidas, aprenderam como insipirar mais confiança nos e-consumidores, usando selos de certificação e conteúdos gerados pelos seus compradores.
O long tail, ou cauda longa, é um termo que descreve a participação de players pulverizados no comércio eletrônico, responsáveis pela venda de produtos mais segmentados e algumas vezes, fora de estoque. Foi citado pela primeira vez por Chris Anderson em outubro de 2008, editor chefe da revista Wired. Leia mais aqui.

2 comentários:

  1. A internet por si é long tail. Quando, em 2004 Chris Anderson chamou atenção para forma da curva dos produtos vendidos pela internet, ele queria deixar claro a mudança de paradigma que o ocorreu no comportamento de compra dos e-comsumidores. Eles deixaram de permanecer apenas na cabeça da curva, para incluir toda a curva, isto é a cabeça e a longa calda (long tail).

    Esta mudança fez os players do mercado a se reposicionarem drásticamente.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! O long tail é um conceito que explica com clareza a democracia da internet. O Google é a cauda longa do conteúdo, pois permite encontrar qualquer assunto que procuramos, e é natural que as pequenas lojas ganhem com isto, pois por serem especializadas, as grandes lojas não conseguem competir com conteúdo tão rico.
    Este site é um exemplo ótimo, pois tem 60% de visitas orgãnicas: www.fotodhm.com.br.

    ResponderExcluir