19 de fevereiro de 2009

Sobre comentários e avaliações de consumidores

A empresa de consultoria Forrester Research recentemente publicou um estudo chamado "Myths And Truths About Online Customer Reviews". Muitas lojas virtuais ainda se recusam a publicar comentários e avaliações de produtos feitas por seus consumidores, apesar do resultado ser comprovadamente benéfico.

Segue abaixo sete ações que os consumidores (USA) tomam depois de ler comentários negativos (eles podem tomar mais de uma ação), são:

"Depois de ler comentários ou avaliações negativas sobre um produto específico numa loja virtual, como você age?

  • 47% procuram por um produto alternativo;
  • 37% procuram por comentários de profissionais sobre o produto (fontes mais confiáveis);
  • 26% prosseguem com a compra do produto mesmo com as avaliações negativas;
  • 18% procuram por uma loja que ofereça "garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta";
  • 7% entram em contato com a loja pra esclarecimento das questões levantadas nos comentários;
  • 7% entram em contato com o fabricante pra esclarecimento das questões levantadas nos comentários;
  • 6% publicam uma pergunta para o autor do comentário negativo.

Base: 2,890 e-consumidores dos Estados Unidos que lêem ou postam comentários e avaliações em lojas virtuais (foram aceitas respostas múltiplas à pergunta)

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